quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Hiperestrogenismo da fêmea canina






É uma dermatose que ocorre como conseqüência da produção excessiva de estrógenos. Acomete fêmeas sexualmente intactas de meia idade a idosas. que apresentam cistos ovarianos, ou mais raramente neoplasias ovarianas funcionais.
Fêmeas não castradas que receberam suplementação de estrógenos, ou machos com tumores secretores de estrógenos apresentam as mesmas características clínicas,
tais como: alopecia não inflamatória bilateral simétrica em região perineogenital, abdomen, medial de coxas, peito, flanco e pescoço. Hiperpigmentação das áreas podem ser evidenciadas. Ginecomastia e aumento de mamilos e vulva são comumente vistos. Ciclos estrais anormais (estros longos, por exemplo)( GROSS et al, 2009).
Devemos diferenciar de outras dermatoses sexuais, como hipotireoidismo, hiperestrogenismo..). O diagnóstico definitivo se baseia na história clínica, nos achados do exame físico,resultados laboratoriais que diferem de outras patologias hormonais e resposta ao tratamento. A biopsia pode ser útil( ver exemplo do caso abaixo). O tratamento na cadela intacta é a CASTRAÇÃO. De 3 a 6meses já podemos notar a repilação novamente.(SCOTT et al, 1996).

Resultado do Histopatológico do paciente das fotos:
MICROSCOPIA
Pele. A epiderme apresenta ortoqueratose laminar e em trançado de cesto. Na derme observam-se folículos pilosos inativos, além de folículos pilosos hiperqueratóticos e tortuosos. Não se evidenciam parasitas foliculares. As glândulas sebáceas aparecem atróficas e as sudoríparas aparecem dilatadas. Não se evidenciam sinais de reação inflamatória. Foi realizada coloração especial para fungos (PAS c/d) que resultou negativa.

DIAGNÓSTICO OU CONCLUSÕES
DERMATOSE ATRÓFICA LEVE COM DISPLASIA FOLICULAR

COMENTÁRIOS
O padrão lesional histológico, unido ao histórico clínico e às imagens macroscópicas, faz sugerir que se considerem as possibilidades clínicas de alopecia sazonal do flanco e dermatopatia endócrina, principalmente aquelas ligadas a hormônios sexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS E ELOGIOS SOBRE O BLOG

-Olá Doutora, fiquei muito feliz em encontrar alguém que esclareça nossas dúvidas . Anônimo -Olá! achei suas explicações bem esc...