quarta-feira, 9 de junho de 2010

DEMODICIOSE em cães

DEMODICIOSE 

 Essa dermatopatia é de origem parasitária, causada pelo ácaro Demodex canis ( no cão) e Demodex cati( no gato). É a doença parasitária mais comum em cães. A transmissão ocorre nos primeiros dias de vida pelo contato das regiões mentoniana, perioral e periocular do filhote com a pele da mãe durante o ato de mamar.

Todo animal possui em sua flora normal de pele o ácaro Demodex em pequena quantidade, sendo totalmente assintomático, visto que seu organismo é capaz se manter e controlar este ácaro e manter o mesmo em população normal.

Agora ter o ácaro em sua flora não significa cursar com a doença clínica, ou seja a Demodiciose ou mais conhecida como Sarna Demodécica.

Apenas o exame parasitológico de pele (EPP) revelará se o animal está com a doença ou não.
Animais que apresentarem pelo menos 1 ácaro adulto nesse exame são positivos para a doença , ou seja, estão em CRISE ou SURTO da doença, e deverão ser tratados individualmente á critério do Veterinário que optará pelo melhor protocolo terapêutico de acordo com sua idade , raça.. 

Trata-se a crise, porém não há cura. O animal pode vir a cursar com a Demodiciose futuramente se permanecer com alguma doença de base ou vir a  adoecer , por exemplo.

A doença se manifestará sempre em situações ou períodos de baixa de imunidade do organismo:  cio, estresse fisiológico, gestação, em filhotes (SURTO JUVENIL), ADULTOS e idosos COM DOENÇAS CRÔNICAS ( SURTO ADULTO) , com o uso prolongado de esteróides e outras drogas imunossupressoras, situações de doenças e/ou convalescência....
Um animal positivo para Demodiciose já é motivo para não cruzá-lo, castrá-lo e retirar seus pais da reprodução, afim de evitar a disseminação da doença e evitar a imunodeficiência nos períodos de cio e estresse fisiológico

Como mostra na foto do topo essa dachshund apresentou um Surto Juvenil.
Foi realizado o tratamento na época, mas é portadora desta patologia.




É uma doença que podemos tratar a crise, mas é necessário um CONTROLE para o resto da vida, pois em situações de imunodeficiência a doença pode vir a tona novamente

Dra. Andrea F. Nagelstein
Ao compartilhar, faça refência à página pelepet.blogspot.com





Dra. Andrea F. Nagelstein
Ao compartilhar, faça refência à página pelepet.blogspot.com

2 comentários:

  1. COMENTÁRIO DA DAIANA:
    Bom dia Dra Andreia! Tenho uma Akita de 4 anos, esta com sarna demodecica. Já tratei com ivermectina, banhos com amitraz, prednisolona p coceira (ela se coça muito, até sair sangue)meu vet (moro no interior de sc), indicou a castração, porem ela esta com a pele muito comprometida no momento, mas também esta dificil a melhora...ela se alimenta bem e ingere bastante agua..nao sei mais o que fazer, acho que já gastei uns 3.000 reais e nao vejo melhoras...sei q é genetico e nao tem cura. Terias alguma sugestao para amenizar o problema dela? em DERMATITE ATÓPICA EM CÃES
    Publicar | Excluir | Spam DAIANA em 14/04/13

    ResponderExcluir
  2. oi Daiana,
    Imagino o estado da pele da tua Akita. A Demodiciose é uma das doenças de pele "mais feias" que existe.
    Nesta crise foi realizado raspado de pele? Se constatou o ácaro na lâmina de novo? Se sim, então está em surto de demodiciose novamente, e deve ser tratada. Não sei exatamente o protocolo de tratamento que ele instituiu com essas drogas que citastes... mas muitas vezes é necessário também antibioticoterapia devido a contaminação secundária que se instala, além dos antiparasitários.
    Concordo com o vet que deva ser castrada , pois todo CIO, baixxará sua imunidade e o ácaro virá a tona novamente, se manidfestando a doença.
    Então após tirá-la da crise com o tratamento, castração antiparasitários regulares( pipetas/pour-on ou coleiras preventivas de ácaros) deverá ser preconizado para estes animais.
    abraço

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS E ELOGIOS SOBRE O BLOG

-Olá Doutora, fiquei muito feliz em encontrar alguém que esclareça nossas dúvidas . Anônimo -Olá! achei suas explicações bem esc...